Dando seguimento a resenha anterior a respeito do "Liber Null", agora venho falar sobre seu irmão mais novo e inseparável, "Psiconauta", escrito pelo mesmo autor, Peter J. Carroll. O livro nos traz diversos assuntos relacionados a magia do caos, com direito a ensaios filosóficos sobre religião, magia, ciência e sociedade. Todos os assuntos são iniciados no Liber Null, então leia primeiro para não se perder.
Eu realmente gosto do Psiconauta por causa de suas análises com fundamentos antropológicos e uma visão totalmente revolucionária. Logo no começo Carroll volta ao assunto de liberdade e ele realmente moldou a maneira de como eu definia esse conceito. O autor também faz duras críticas a sociedade, que se estende pelo livro todo. Apesar de Carroll escrever na introdução que o livro tem capítulos independentes, eu te aconselho a ler em ordem, visto que é um livro mais denso em comparação ao Liber Null e os temas possuem certa ligação.
Psiconauta, assim como seu antecessor, é um livro que deve ser usado apenas como roteiro de estudos, então ao ler, tenha em mente que encontrará muitos pontos interessantes, mas infelizmente pouco explorados. A boa notícia é que existem uma variedade de outros livros ótimos para se entender profundamente sobre cada tópico apresentado. Um de meus capítulos favoritos foi o que relatava a respeito de exorcismo. A primeira vista imaginei que o capítulo nos traria histórias sobre possessões demoníacas violentas, do estilo daquelas de filmes de terror, mas Peter novamente surpreende dando explicações sobre tipo diferentes de possessões e como as vezes nem todas as possessões se tratam de terceiros (como fantasmas, demônios, deuses ou seja lá o que você acredita), mas geralmente são nossas crenças que dão poder a algo, e como isso é mais comum do que se imagina.
O capítulo seguinte, "extrema unção" desenvolve mais algumas idéias de Kia, corpo æterico e corpo físico, infelizmente é pouquíssimo elaborado e não encontrei muitos livros que deem continuidade a esse assunto, que ao meu ver é relevante para um bom entendimento sobre magia e de onde ela vem.
Mais pra frente o autor também explora (e adverte para não se fazer em casa) acerca do uso de drogas, comumente consumidas em rituais desde os tempos antigos, considero esse capítulo como sendo um dos mais corajosos desse livro, considerando que o uso de tóxicos ainda é um tabu, e por isso costuma ser excluídos de livros de magia, apesar da relevância histórica que tem.
Peter Carroll traz boas ideias em todo o livro, mas tive alguns problemas em "Baphomet", eu realmente não sei se foi um grotesco erro de tradução, ou uma pequena contradição do autor. Na resenha anterior eu já havia explicado que a magia do caos não é e não deve ser retratada como uma religião, magia do caos é um meta sistema que pode ser "combinado" com algum tipo de religião, caso for assim que o mago escolha trabalhar (se você ainda não entendeu muito bem, mais pra frente vou fazer uma resenha sobre um excelente livro que aborda esse tema), e por alguma razão, esse capítulo dá a entender que ele enxerga a magia do caos como uma religião, o que ele já havia dito que é firmemente contra no Liber Null. Particularmente acredito que o capítulo foi tão porcamente elaborado a ponto que dá a entender isso. Poxa, o nosso querido autor poderia ter discorrido de uma maneira diferente para não haver esse tipo de erro de interpretação!
Chegando perto do final, o livro fica um pouco mais denso, é abordado o tema paradigmas mágicos, algo que você provavelmente vai ouvir bastante em discussões sobre magia do caos. Em relação a paradigmas, Peter foi pioneiro na construção dessa teoria no mundo da magia e é importante saber a respeito do tema, pois ele o escreve em muitos de seus livros. Depois de paradigmas vem alguns assuntos onde vai se arrepender de não ter prestado um pouquinho mais de atenção nas suas aulas de matemáticas, então tenha foco e leia quantas vezes for necessário até realmente pegar a linha de pensamento de Carroll, pois é um conteúdo inovador até mesmo para os tempos atuais.
Novamente venho lembrar para não praticar as coisas descritas no livro sem muito estudo prévio, caso o contrário alguns resultados podem ser desastrosos.
O PDF desse livro e outros está nesse grupo de Telegram: Gato Caótico
Sabia que eu faço divinação com oráculo há mais de 1o anos? Eu faço jogos com tarot, jogo da moedas e runas! Também faço feitiços para amor, saúde, prosperidade várias outras coisas! Caso tenha interesse me manda uma mensagem no Facebook, Morgana Soror para orçamentos!

Nenhum comentário:
Postar um comentário