quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Liber Null

  Sempre que se pergunta sobre magia do caos por aí, não há uma alma viva (ou morta) que não cite o famoso "Liber null e Psiconauta", livro lançado por Peter J. Carroll. Porém, hoje vamos falar somente sobre o Liber null, publicado em 1978, pois, originalmente "Liber null" é um livro e "Psiconauta" é outro, sendo lançados juntos somente na década 1980. Antes de mais nada convém falar um pouco sobre a vida do autor, essa contextualização é necessária para maior entendimento do livro. Peter Carroll, antes de mago é um cientista formado na Universidade de Londres, onde atuou também como professor por algum tempo. Carroll sempre teve uma queda pelo oculto e sobrenatural, estudando informalmente. Um dia, Peter finalmente decidiu mergulhar de cabeça em suas pesquisas ocultistas. Para isso, ele viaja até a índia e o Himalaia, considerando que ambos os lugares tem uma grande fama de ser a moradia de magos poderosos. Após anos de prática e estudos, o nosso querido autor percebe grande afinidade com a magia do caos, um meta-sistema relativamente novo, originalmente criado por Austin Osman Spare. A partir daí, Carroll, junto com outros estudiosos, sendo eles Ray Sherwin e Ralph Tegtmeier percebem a necessidade de um lugar dedicado para aprendizagem e prática dessa nova magia ainda tão desconhecida por muitos. Então com esse pensamento, eles decidem criar a Illuminates of Thanateros (IOT), a primeira ordem de magia do caos.


Quando li o livro pela primeira vez, não fazia idéia do que se tratava a magia do caos (li novamente para escrever essa resenha), e sendo tão sincera quanto posso, me decepcionei com o conteúdo. Na época, eu esperava uma espécie de bíblia, com todas as respostas, e que eu só precisaria decora-las e pronto. Então já te aviso de antemão, o Liber Null é um livro criado somente como forma de roteiros de estudos, e se você espera que um livro de 62 páginas te de a resposta "suprema" de todos os questionamentos como muitas religiões fazem, pode tirar seu cavalinho da chuva, magia do caos é um pouco mais complexa do que uma religião, ela visa te entregar resultados através dos exercícios e explicações, ao invés de uma filosofia baseada em dominação, onde os resultados são apenas psicossomáticos. Magia do caos exige estudo e dedicação.


   A primeira parte do livro se prende em explicações de como a IOT e ordens semelhantes funcionam e atuam com seus membros. Se você tem interesse em entrar em uma ordem de magia do caos, leia com atenção o capítulo, caso queira participar da IOT, basta procurar o site para instruções (já aviso que somente maiores de 18 anos podem ingressar).


   Caso você seja iniciante em magia do caos, o capítulo do Liber MMM é um dos melhores para já colocar a mão na massa, ele apresenta exercícios que a primeira vista são simples, mas que só podem ser executados com sucesso depois de um certo tempo de prática regular, isso por que eles servem para se ter maior controle sobre o corpo e a mente, então não espere resultados imediatos e também não pule esse capítulo, pois essas técnicas são essenciais. O que mais me agrada nesse livro e o fato que o autor escreve de maneira didática e fácil de ler, sem qualquer pompa desnecessária, mostrando que magia pode ser praticada por qualquer um que tenha empenho.


   O terceiro capítulo particularmente é o meu favorito por causa de suas reflexões sobre o Augoiedes. Também traz uma excelente análise sobre gnose, considerando que grande parte de livros de magia em geral que abordam o tema, dificilmente se encontra uma explicação tão clara e sem rodeios quanto a de Peter Carroll (note que gnose é uma condição existente não só na magia do caos, mas em qualquer tipo de magia ou religião. Somente com diferentes nomes e métodos de se alcançar). No mesmo capítulo, temos invocação e evocação, temas relativamente complexos por exigirem certo nível de conhecimento, prática e dominação, então lembre-se que o Liber Null é apenas um guia. Nunca tente algo sem se aprofundar adequadamente no assunto. Um conhecido sempre fala que magia é 90% preparação, com 10% de execução.


   Nos próximos tópicos temos uma parte mais teórica sobre magia do caos, então se você for uma pessoa realmente moralista, te recomendo a ler no *mínimo* livros com ideias niilistas, pois são passagens que trazem reflexões em relação a amoralidade (não imoralidade), então tenha a mente aberta, pois o autor apresenta ideias válidas e indispensáveis caso você queira entender a magia do caos verdadeiramente (esse é justamente o erro de muitos autoproclamado entendedores de magia, é achar que a magia do caos vai se adequar com a moralidade de uma sociedade, e por isso não conseguem os mesmos resultados).


   Eu gosto e recomendo o livro, ainda que seja uma grande propaganda da IOT, mas claramente não posso esperar algo diferente de um dos fundadores da mesma. Infelizmente esse é um dos poucos existentes que dá noções do básico da magia do caos. Mas de qualquer forma, se você pretende adentrar no mundo do caos, esse livro é o primeiro passo. Peter Carroll estudou anos e também traz fundamentos científicos e é um livro revolucionário para sua época, então comece lendo, pesquisando e praticando que em algum tempo obterá sucesso.

O PDF desse livro e outros está nesse grupo de Telegram: Gato Caótico

Sabia que eu faço divinação com oráculo há mais de 1o anos? Eu faço jogos com tarot, jogo da moedas e runas! Também faço feitiços para amor, saúde, prosperidade várias outras coisas! Caso tenha interesse me manda uma mensagem no Facebook, Morgana Soror para orçamentos!

Peter Carroll, magia, caos, resenhas, livros, Liber Null, Psiconauta, caoismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mago Pobre, Fudido e sem Linhagem, Pode?

     Brincadeiras a parte, eu realmente vejo a necessidade de falar sobre um assunto sério e geralmente pouco elaborado, esse problema não a...